Casa Pedrucci

since 2001

Linha do Tempo

José Pedrucci

"O nono"

1970

A Herança

Quando criança, Gilberto (proprietário e enólogo) era apaixonado pelo seu avô, “o nono”, e foi com ele que começou a se apaixonar pelo mundo do vinho. Gilberto destaca que na infância ajudava no cultivo das vinhas e na elaboração do vinho artesanal que o nono fazia. O aroma da uva, o trabalho duro, as dificuldades e a união familiar comandadas pelas mãos firmes e ao mesmo tempo amáveis do nono, deram início à cultura familiar que está presente até hoje na Casa Pedrucci.

1981

A Formação

Gilberto Pedrucci possui graduação de Tecnólogo em Viticultura e Enologia. Em sua trajetória profissional Gilberto trabalhou em duas vinícolas que são referência na produção de espumantes pelo método tradicional no Brasil. Inicialmente na Cave Geisse, e na sequência na Peterlongo, primeira vinícola a produzir espumantes no Brasil. Esta experiência enológica foi complementada com inúmeras viagens técnicas nas principais regiões produtoras de vinhos no mundo.

Gilberto Pedrucci

Envolvimento Setorial

Gilberto Pedrucci

Desde 1998 até hoje, Gilberto sempre esteve presente no desenvolvimento e ordenamento do setor vitivinícola brasileiro: foi presidente da ABE (Associação Brasileira de Enologia), presidente da AVIGA (Associação dos Vinicultores de Garibaldi), presidente da Fenachamp (Festa Nacional do Espumante), presidente do Sindivinho (Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul), é membro do Conselho Deliberativo do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), é diretor da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), entre outros.

Reconhecimento Nacional e Internacional

Em 2000, Gilberto Pedrucci recebeu o título de Chevalier e a medalha da Ordem do Mérito Agrícola do Ministério de Agricultura Francês, único enólogo brasileiro a possuir esta condecoração oficial.

Recebendo o reconhecimento do setor vitivinícola brasileiro, em 2005 Gilberto foi eleito Enólogo do Ano pela ABE.

 (2000)

Vinícola antes de ser restaurada

O Sonho

2001

Durante sua presidência na ABE, ele teve a oportunidade de representar o Brasil em diversos concursos internacionais e podendo conhecer mundo afora pequenos negócios familiares, acalentou o sonho de possuir sua própria vinícola.

Depois de algum tempo procurando, descobriu uma das mais antigas cantinas incrustadas entre os montes e videiras, e viu ali o cenário perfeito para completar seu mais ousado projeto. O basalto centenário reunia em sua simplicidade artesanal, as condições de temperatura, luminosidade e umidade perfeitas para elaborar sonhos e borbulhas. Assim nasceu a Casa Pedrucci.

O Início

2002

Iniciando sua trajetória de sucesso, a Casa Pedrucci recebeu em 2002, com seu primeiro espumante, medalha de prata no Vinalies – principal e mais conceituado concurso Internacional de vinhos e espumantes do mundo (França). Seria a primeira das mais de 100 medalhas que a Casa Pedrucci já conquistou até hoje.

Medalha Vinalies - França

2016

Sucessão Familiar

Gilberto Pedrucci e seu filho Guilherme H. Pedrucci

Quando o filho Guilherme passou no vestibular para o ensino superior em Enologia e também para Administração na UFRGS, Gilberto sugeriu a segunda opção. Consciente que lhe faltavam ferramentas de gestão, viu que o filho poderia somar muito ao empreendimento. Hoje, formado pela UFRGS, o jovem já coordena toda a parte administrativa do negócio. Da mesma forma, sua filha Ana Paula, formada em Designer pela ESPM, é a responsável por toda criação gráfica e comunicação da vinícola. A troca de conhecimento entre os três é constante, garantindo assim a perpetuação da marca.

2017

Case Sebrae

Anualmente o Sebrae publica a Revista do Empreendedor citando os empreendedores que estão obtendo sucesso em suas propriedades atuando na produção e comercialização dos seus produtos. No ano de 2017, na Vitivinicultura, o case de sucesso foi a Casa Pedrucci. Com o título Senhor Espumante, a revista descreve com entusiasmo a história de nossa empresa.

Revista Sebrae (2017)

Guia de Vinícolas

Flávio Faria

2017

Guia de Vinícolas

Neste trabalho primoroso do professor e consultor Flávio Faria, ele visitou mais de 160 vinícolas brasileiras e uruguaias, destacando apenas 61 como imperdíveis para se visitar. A Casa Pedrucci está entre elas como a 4° melhor no quesito Guia e, como a 2° melhor produtora de espumantes pelo método tradicional.

Excelência na Qualidade

Guia Descorchados: onde desde 2015, quando este iniciou as degustações de espumantes brasileiros, estamos entre este seleto grupo de produtores premiados.

Guia Adega: onde a qualidade dos produtos Casa Pedrucci se comprova com pontuações de ouro em 5 de 6 espumantes degustados.

Grande Prova Vinhos do Brasil: já obtivemos inúmeros destaques como o grande campeão da categoria Moscatel e também por 3 anos consecutivos, nosso Reserva Nature figurou entre os 3 melhores do Brasil.

Revista Bon Vivant: nas degustações anuais dos espumantes brasileiros, temos resultados consistentes com vários de nossos espumantes, destaque para nosso Reserva Nature que foi eleito o melhor do Brasil em 2017 e segundo em 2018.

Espumantes Casa Pedrucci

2019

Vinícola atualmente

Hoje, a Casa Pedrucci está presente em 09 estados brasileiros, sempre em locais de destaque e de alta gastronomia, como por exemplo, no Hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, o Hotel das Cataratas em Foz do Iguaçu, Hotel Casa da Montanha em Gramado, Enoteca Decanter em Porto Alegre, DOC Vinhos em Brasília, entre outros.

Mesmo com crescimento constante, a Vinícola permanece priorizando sua

maneira artesanal, familiar e apaixonada de elaborar produtos de alta qualidade. 

NOSSO TELEFONE

(54) 3464.7878 

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda à Sexta, das 08h às 17h.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle